top of page
  • df2258

João Sena

Atualizado: 15 de dez. de 2022


João Evangelista de Sena Bonfim, nasceu na cidade de Terezina - PI, 21 de novembro de 1955, filho de pais cearenses, nasceu numa família de 8 irmãos. Veio para Brasília em março de 1967. Sena, como é conhecido por todos, possui graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco (1979), especializado em atletismo, ele foi sempre um aluno dedicado e pesquisador da modalidade.

Sena jogava handebol na escola em Sobradinho-DF, e competiu também no atletismo, onde chegou a fazer 3.200 metros no teste de Cooper (12 minutos de corrida). Na faculdade de Educação Física, competiu no atletismo, nos Jogos Universitários do DF.

Ele entrou para a Secretaria de Educação através de um contrato especial em 1979, passando a ser professor efetivo através de concurso público em 1980 em Sobradinho-DF.

Ele foi pioneiro do programa de iniciação esportiva – CID de atletismo em Sobradinho. Seu primeiro atleta foi seu sobrinho Alexandre Coutinho, que foi campeão brasileiro e sul americano e Carmem de Oliveira atleta que sob a orientação do prof. Sena bateu simplesmente 26 recordes sul-americanos.

Sena é o fundador do Clube de Atletismo de Sobradinho – CASO, que é considerado atualmente, o maior clube de marcha atlética do país.


Numa trajetória de 45 anos, Ele, treinou atletas como: Solange Cordeiro, Hudson de Sousa, Alexandre Coutinho, José Nilton, Marizete Moreira, Gianetti Bonfim e Rafael, entre outros. Atualmente ele é coordenador técnico do clube CASO, onde treina o atleta Caio Bonfim (3º colocado no mundial de Doha no Catar em 2019).

Ele agradece em especial aos mestres profs. Mario Cantarino e João de Oliveira, que muito lhe influenciaram em sua carreira.

No seu brilhante curriculum como técnico de atletismo o prof. Sena acumula:

• 500 medalhas em campeonatos nacionais e internacionais, sendo que deste total 236, só na marcha atlética.

• 50 recordes brasileiros

• 35 recordes sul americanos

• 36 campeões brasileiros de atletismo em todas as categorias.

Prof. João Sena é casado com a também treinadora Gianetti Bonfim, tem 2 filhos Evan e Caio e avo de 1 neto. Prof. Sena, pessoa portadora de uma energia e alegria característico das pessoas que amam o que fazem. O atletismo brasiliense agradece e se orgulha de seu trabalho. Uma personalidade do atletismo de Brasília.


Texto: Atleta olímpico Joilto Bomfim e Prof. Francisco Xavier

28 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page