top of page
  • df2258

Ariosvaldo Fernandes da Silva


Ariosvaldo Fernandes da Silva, nascido em dezembro de 1976, em Campina Grande- PB, veio para Brasília com um ano e meio de idade. Ainda muito criança teve sequelas de uma poliomielite afetando a musculatura das pernas. Com sua força de vontade só presente nos grandes campeões, Ariosvaldo, começou no esporte na modalidade de basquetebol em cadeiras de rodas. Quando conheceu o Professor Ulisses Araújo, (dirigente da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial-CETEFE) técnico de referência no paradesporto no nosso continente. Ulisses levou Ariosvaldo com 17 anos de idade para o atletismo, onde ele teve uma projeção com resultados internacionais.


Parré, como Ariosvaldo é carinhosamente conhecido por todos. Ele é 10 vezes consecutivamente campeão brasileiro e recordista nacional nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros, na modalidade de cadeiras de rodas.


Parré, tem uma participação repleta de vitórias em jogos Parapan-americanos, foi campeão no Rio de Janeiro 2007, Guadalajara – México em 2001 e em Toronto 2015, ele tem em seu curriculum um total de 11 medalhas, sendo 6 de ouro, e 5 de prata nos jogos.




Ele participou das Paralimpíadas de Pequim, em 2008, Londres, 2012 e Rio de Janeiro em 2016. Parré, é medalhista, na modalidade em cadeiras de rodas, ele foi 3o colocado no mundial em Lion- França, em 2011, na prova dos 100 metros.


Ariosvaldo é casado tem dois filhos, Maria Luiza e Luís, mora em Planaltina-DF, atualmente treina om o prof. Denis Gigante e representa a Associação de Desporto Para Deficientes - ADD-SP.


Ariosvaldo é o atleta mais vitorioso do paratletismo brasiliense. Pessoalmente é portador de uma simpatia contagiante. Um orgulho para Brasília. Muito sucesso Parré. Texto: Professor Francisco Xavier .

71 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page