• df2258

Albenes Francisco de Souza




Albenes Francisco de Souza, nasceu em 3 de julho de 1958 na cidade de Ituaçu-BA veio para Brasília em 1969, filho do Sr. Joaquim Francisco e dona Felicíssima Rosa de Jesus Souza, vindo de uma família de sete irmão. Dificuldades nunca faltaram na trajetória de Albenes, que começou sua carreira de atleta aos 7 anos, como jogador de futebol, aos 10 anos, foi para o clube Dom Bosco Ceilândia e depois para o Taguatinga Esporte Clube. Jogador profissional aos 18 anos, teve que optar entre a profissão de atleta e o Serpro, onde ingressou aos 13 anos por meio de um convênio da instituição com órgãos de serviço social. Em 1984, o Serpro fez sua 1ª Olimpíada dos Empregados, com provas de 3 e 5 mil metros, ele venceu as duas. Albenes é treinador de atletismo há mais de 40 anos em Ceilândia ensinando adultos e crianças carentes a praticar esporte. Ele é responsável pela inclusão social e pela conquista da cidadania de mais de 300 meninos carentes que se tornaram atletas. Albenes é um descobrir de talentos, principalmente em sua cidade, Ceilândia, Além de Marilson dos Santos (bicampeão da Maratona de Nova York e tri campeão da Corrida de São Silvestre) e Clodoaldo Gomes (segundo colocado na Corrida de São Silvestre de 2006 e o melhor do Brasil na edição de 2009). Ele tem no currículo a descoberta e/o treinamento de atletas como Antônio Wilson (7º lugar no Mundial das Forças Armadas em Washington), Leandro Macedo e Mariana Ohata, triatletas que estiveram com ele nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, José Alexandro da Silva, Darci Ferreira Pimentel, Edilson Vieira Silva, Luiz Felipe Barbosa, Clécio Ferreira, entre tantos outros. Albenes é Cidadão Honorário de Brasília, título ofertado pela Câmara Legislativa do DF. Albenes é casado com Margareth Joaquim da Silva e tem 4 filhos, é professor de educação física e continua dando treinamento, de forma voluntária, em Ceilândia para jovens e adultos. Parabéns Albenes por estes mais de 40 anos de trabalho. Texto Prof. Francisco Xavier e o atleta olímpico Joilto Bomfim.


Depoimentos sobre o Albenes:

Atleta João Ferreira Lima: “Uma pessoa muito gente boa.... merece respeito .... parabéns pelo trabalho desenvolvido principalmente na Ceilândia…”


Atleta Caio de Sena Bonfim: “Ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Mas tenho muita admiração pelo seu trabalho. Parabéns pela sua história e por suas conquistas para o DF. Deus te abençoe.“


Prof. Luciano Gomes: “Albenes é um exemplo a ser seguido, além de excelente treinador tem olho clínico para descobrir atletas que se tornarão campeões. Parabéns para o Albenes, belíssima homenagem. ”



Albenes e Esposa nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com os maratonistas brasileiros.




Albenes com seus alunos e atletas em Ceilândia 2020

2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo