Home / Notícias / Caio Bonfim é nomeado Melhor Atleta Masculino do Ano no 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa

Caio Bonfim é nomeado Melhor Atleta Masculino do Ano no 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa

(Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)

O brasiliense Caio Bonfim foi eleito, na última quinta-feira (22/01), o melhor atleta masculino do atletismo brasileiro em 2025. A premiação coroa uma temporada de desempenho excepcional, na qual o marchador voltou a quebrar o recorde brasileiro da modalidade e alcançou feitos inéditos no cenário internacional.

No Mundial de Atletismo de 2025, Caio Bonfim subiu duas vezes ao pódio: conquistou a medalha de ouro nos 20 km da marcha atlética e a prata na prova dos 35 km, resultados históricos para o atletismo nacional. A regularidade e a excelência técnica ao longo do ano garantiram ao atleta 86% dos votos dos jurados técnicos.

Na disputa pelo prêmio, Caio superou nomes consagrados do esporte brasileiro, como o barreirista olímpico e campeão mundial Alison dos Santos e o recordista sul-americano do lançamento do dardo Luiz Maurício. Com as conquistas de 2025, o marchador também se tornou o atleta brasileiro com o maior número de medalhas em Campeonatos Mundiais de Atletismo, ultrapassando o velocista Claudinei Quirino.

Além dos resultados individuais, o atleta do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), foi peça fundamental para o melhor desempenho já alcançado pelo atletismo brasileiro em Campeonatos Mundiais, obtido pela delegação nacional no Mundial de Atletismo de Tóquio 2025, realizado no mês de setembro.

Em declaração após a premiação, o atleta destacou a importância do trabalho coletivo e do apoio recebido ao longo da carreira:

“É um prazer poder voltar. Quando a gente faz um grande ano, a gente quer repetir. Poder estar com esse prêmio em 2025, ao lado do Luiz Maurício e do Piu, é um privilégio”, afirmou. Caio também agradeceu à família, aos treinadores e às instituições parceiras. “Meus pais, primeiramente, como treinadores; minha esposa; a Caixa, a Confederação Brasileira de Atletismo, a Puma, o Comitê Olímpico do Brasil, o Ministério do Esporte e o Bolsa Atleta. Foi um ano muito especial. Dedico esse prêmio a todos que me ajudaram e desejo que os jovens atletas possam ser gigantes em 2026, levando a bandeira do Brasil”, concluiu.

Parabéns, Caio! A Federação de Atletismo do Distrito Federal se orgulha de ter um atleta local representando e atuando de forma tão brilhante, consolidando ainda mais Brasília como a capital da marcha atlética.