(Foto: Gustavo Alves/CBAt)
A treinadora Gianetti Sena foi eleita, na última quinta-feira (22), Destaque do Ano na categoria treinador, em reconhecimento a uma trajetória marcante no atletismo brasileiro. Natural de Sobradinho, Gianetti construiu uma carreira vitoriosa primeiro como atleta da marcha atlética, sendo oito vezes campeã brasileira, ex-recordista brasileira da marcha atlética e duas vezes medalhista sul-americana e, posteriormente, como treinadora de referência na modalidade.
A premiação consagrou o trabalho desenvolvido pela treinadora do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO). Gianetti obteve expressivos 80% dos votos do júri técnico, superando profissionais de grande prestígio nacional, como Fernando Barbosa de Oliveira, treinador do recordista sul-americano do lançamento do dardo Luiz Maurício da Silva, e Darci Ferreira, responsável pela preparação do velocista Erik Cardoso, o mais rápido da história do país.
Entre os principais nomes treinados por Gianetti está seu filho, Caio Bonfim, campeão mundial dos 20 km da marcha atlética e medalhista de prata nos 35 km — resultados que marcaram 2025 como o melhor ano da história da marcha atlética brasileira.
Em seu discurso, a treinadora destacou o apoio familiar e institucional ao longo da caminhada.
“É uma honra e um privilégio fazer parte desse grupo seleto do atletismo brasileiro. Quero agradecer ao meu marido, João Sena, idealizador e fundador de tudo o que estamos vivendo, além da minha Confederação, do meu Comitê Olímpico, do meu clube, da minha Federação e dos meus atletas. Vocês moram no meu coração”, afirmou.
Gianetti também enfatizou o ano mágico e compartilhou a conquista com todos que atuam para promover a marcha atlética no Brasil.
“Tudo começa com um sonho, e a gente consegue realizá-lo. Foi uma noite mágica. Em 2025, foi um ano tão gratificante, em que conseguimos alcançar todos os nossos objetivos. Conseguimos tirar do papel e concretizar todo o nosso trabalho no Campeonato Mundial de Tóquio, com a conquista de duas medalhas.
Estou imensamente feliz por esse reconhecimento. Esse é um trabalho de muitas mãos, de um grupo, de uma equipe, de todos que trabalham em prol do crescimento do atletismo e da marcha atlética brasileira.”
Além disso, a treinadora fez um breve panorama sobre sonhos e do que podemos esperar para o ano de 2026.
“Então, depois de tudo, a gente faz um balanço de como foi o ano, né? Aí a gente senta e começa a falar: o que mais temos? O que mais temos que fazer? O que mais temos que fazer para melhorar?
E aí, quando você já viveu todas as coisas, todas as medalhas, todos os trabalhos, todas as conquistas, ainda assim tem muita coisa. Este ano, nós conseguimos realizar um grande sonho, que foi trazer um Mundial de Marcha Atlética para a nossa cidade. Foi a primeira vez, na história, que o evento aconteceu no hemisfério Sul — nunca havia acontecido antes.
Esse é um dos nossos sonhos realizados. E a gente deseja, deseja de coração — e tomara que Deus queira — que possamos trazer alegria para o nosso povo brasileiro e para o nosso povo de Brasília, conquistando a Copa do Mundo de Marcha em Brasília. Então, ainda tem muito sonho para viver.”
Cabe relembrar que Gianetti também foi eleita melhor treinadora do ano de 2025 pelo Comitê Olímpico do Brasil, consolidando um ciclo de enorme sucesso técnico e esportivo, especialmente pelo desempenho alcançado no Mundial de Atletismo de Tóquio 2025 ao lado de seu filho e atleta Caio Bonfim.






