A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na última segunda-feira (02/02) a convocação oficial da equipe que disputará a maratona de marcha atlética no Campeonato Mundial de Marcha Atlética, marcado para o dia 12 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Ao todo, dez atletas foram chamados — cinco no masculino e cinco no feminino. Entre os convocados, quatro são do Distrito Federal, todos representantes do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), reforçando o protagonismo brasiliense na modalidade.
No feminino, foram convocadas Elianay Pereira, campeã da Copa Brasil de Marcha Atlética, disputada no fim de janeiro, e Gabriela Muniz, vencedora da meia maratona na mesma competição, mas que também atua na maratona. No masculino, os representantes de Brasília serão Diego Pereira Lima e Klaubert Emanuel.
A CBAt informou ainda que as convocações para a meia maratona e para os 10.000 metros sub-20 serão divulgadas posteriormente. O campeão da Copa Brasil na maratona, Max Batista, irá competir na meia maratona, assim como o campeão mundial e medalhista olímpico Caio Bonfim, um dos principais nomes da marcha atlética mundial.
Segundo a entidade, os critérios de convocação levaram em consideração os campeões da Copa Brasil e os quatro atletas de cada gênero com as melhores pontuações no Ranking Mundial combinado de pista e rua, nas provas de 35.000 metros/35 km e Maratona de Marcha Atlética, no período de 9 de março de 2025 a 25 de janeiro de 2026.





