• df2258

Wellington Luiz da Silva Souza


Wellington Luiz da Silva Souza, nasceu em Brasília em 24/09/1974, em uma família de 5 irmãos. Iniciou no atletismo em 1988 no Centro de Iniciação Desportiva - CID de atletismo do Guará-DF com o Prof. Domingos Guimarães – Mingo. Em 1993, ele foi transferido para o clube do SESI de Santo André-SP, depois em 1995 para Funilense-SP e em 1997 para o Equador, treinou também com os técnicos Adauto Domingues e Marcão. Wellington era especialista em Marcha atlética e participava das provas nas distâncias de 10.000m, 20.000m e 50.000m.

Ele foi campeão Brasiliense em todas as categorias, menores, juvenil e adulto. Campeão Brasileiro de juvenis, terceiro colocado nos: campeonato sul-americano de juvenis, na copa Brasil de marcha atlética e no troféu Brasil de atletismo. Representou o Brasil na copa panamericana de marcha atlética. Ele foi eleito pela Associação Brasiliense de Cronistas Esportivos-ABCD o atleta do ano de Brasília em 1993.

Wellington treinava nas ruas do Guará e a prova de marcha atlética, na época, era motivo de chacota por parte da comunidade local e ele veio a se tornar um exemplo de atleta vitorioso para a cidade. O que o atletismo representou para o Wellington: “Tudo! Vindo de uma família de baixa renda com todas as possibilidades de ir para o mundo das drogas e criminalidade. Consegui ter um curso superior e passar em um concurso público graças ao esporte e as pessoas envolvidas nesse trabalho, e em especial ao prof. Mingo pela dedicação com a minha formação como atleta e cidadão. ”

Wellington é casado com a também atleta Lucilene Barros (corredora de 400 metros) e tem 2 filhos, Davi e Gabriela. Ele trabalhou 18 anos no SESC-DF e atualmente é professor e educação física da Secretaria de Educação.

Parabéns Wellington pela sua brilhante carreira e sucesso em sua missão como professor.


Texto: Francisco Xavier e Joilto Bomfim.


Depoimentos sobre Wellington:

Prof. Sergio Barcelos: “Wellington Marchador, trabalhamos juntos no Sesc por muitos anos, dedicado, comprometido, excelente atleta e profissional. Merecida homenagem”.

Atleta Jose Carlos Dias: “Grande amigo Wellington, tempo bom quando nós competíamos pelo Sesi. Um resgate da trajetória dos Heróis de Brasília. ”

Ricardo Vidal de Oliveira: “Mais um expoente do atletismo do DF, que brilhou nacional e internacionalmente. Parabéns Wellington. ”







0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo