top of page
  • df2258

Valtinho Pereira da Silva



Valtinho Pereira da Silva, nasceu no dia 4 de setembro de 1956, na Arraias - Tocantins. Filho de Dona Maria Tereza e o Sr. Edgar Luiz da Silva, tendo ele mais uma irmã. Veio para Brasília em 1962 para morar no Acampamento Parque do Guará.

Iniciou sua carreira esportiva no Colégio do Núcleo Bandeirante em 1969, sob a orientação do prof. Hélio, começou fazendo provas de salto em distância e corrida de velocidade. A sua primeira competição foi nos Jogos Escolares do Distrito Federal - JEDF, realizados no Batalhão de Guarda Presidencial- BGP, no Setor Militar Urbano, em 1969, no Revezamento Olímpico (equipe composta por 4 corredores, que corriam as distâncias de: 100, 200, 400 e 800 metros consecutivamente). Já em Sobradinho em 1971, Valtinho estudava no Colégio de Sobradinho, e após realizar um Teste de Cooper (corrida de 12 minutos), com o prof. Sebastião, ele ficou quase 800 metros à frente do 2º colocado no teste.

• 1972, nos Jogos Escolares do DF - JEDF, ele foi vice-campeão dos 3.000 metros.

• 1973, nos JEDF, ele foi campeão dos 5.000 metros.

• 1974, ele foi campeão nos Jogos Estudantis Brasileiros em Campinas-SP, nos 5.000 metros com o tempo de 16min38seg – Vice-campeão no Campeonato Brasileiro Juvenil nos 3.000 metros com o tempo de 9min05seg e integrou a equipe brasileira no Sul americano em Lima no Perú.

• 1975, participou de várias corridas de rua pelo Brasil com grande destaque.

• 1976 – 1979, Valtinho participou dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, com destaque para os JUBs realizados em Curitiba-PR (1978) onde ele foi 2º colocado nos 10.000 metros e 3º nos 5.000 metros, conquistando duas medalhas para Brasília.

• 1980 participou do Troféu Brasil de Atletismo pela AABB, na prova dos 5.000 metros com o tempo de 14min58seg, sendo o 1º atleta do Distrito Federal a baixar dos 15min, nesta prova. Valtinho, foi treinado pelo prof. Cantarino, treinador que ele faz questão de reconhecer como o responsável direto pelos seus expressivos resultados atléticos.

Valtinho, é professor de Educação Física, formado pela Faculdade Dom Bosco. Iniciou seu trabalho como técnico de atletismo no Clube do Servidor Público Civil – CSPC e no Colégio Sigma. Entrou para a Secretaria de Educação em 1986, indo trabalhar numa escola na zona rural de SobradinhoDF até o ano de 1994. Ele veio trabalhar no Centro de Iniciação Desportiva –CID de atletismo de Sobradinho, com o prof. João Sena.

Fruto do trabalho do prof. Valtinho, surgiram grandes talentos, como: Rafael dos Anjos (4º do mundo, juvenil na marcha atlética), Dejaime Cesar e Elianay Pereira (atletas que participaram de mundiais na marcha atlética), entre outros.

Valtinho aposentou em 2016, atualmente mora em Sobradinho-DF, casado com a também atleta Helena Silva e tem 2 filhos Larissa e Leonardo.

Parabéns Valtinho pela sua brilhante carreira como atleta e em sua missão como técnico e professor.


Texto: Prof. Francisco Xavier e atleta olímpico Joilto Bomfim





Depoimentos sobre Valtinho da Silva:

Prof. Luciano Gomes: “Já estava pensando que tinham esquecido, eu acompanhava os treinos do pessoal da D Bosco e achava o Valtinho um atleta de altíssimo nível e uma ótima pessoa. Justa homenagem Xavier”

Luís Antônio Vitelli: “Parabéns, Valtinho. Quem conviveu com você teve oportunidade de conhecer de perto a simplicidade e a humildade. Com tanto talento, tantos resultados, nunca deixou de ser atencioso e solidário com os colegas. ”




11 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page