• df2258

Valdenor Pereira dos Santos


O piauiense, Valdenor Pereira dos Santos, nascido em 1.969, construiu uma carreira de abrangência nacional e internacional. Com seu potencial enorme se tornou um fundista consagrado nas pistas e nas provas de rua, com as inúmeras vitórias que conquistou. Devido à sua velocidade e resistência que impressionava a todos que o viam correr.

Em 1995, Valdenor registrou o recorde brasileiro dos 5km de estrada, com 13min30s, marca que lhe pertenceu por 12 anos. Só foi quebrada em 2007 por outro brasiliense, Marilson Gomes dos Santos, com 13min22. (CBAt). Ainda em 1995, Valdenor registrou recorde também nas 10 milhas (16.093m), com 46min19s, numa prova disputada em Washington (EUA).

No Brasil, destacam-se as oito vitórias na tradicional Corrida de Reis, no Distrito Federal, a 2ª prova de rua mais antiga do país, essas vitórias lhe garantem o título de maior vencedor da competição. Na Corrida Internacional de São Silvestre, ele teve várias importantes participações, e conseguindo o vice-campeão, em 1992. Também conquistou o terceiro lugar no pódio da Maratona de Fukuoka, Japão 1993.

Em Jogos Pan-Americanos, Valdenor ganhou a medalha de prata nos 10.000 metros em Mar del Plata (Argentina, em 1995). Em 1999, disputou o Pan de Winnipeg (Canadá). Formado em Educação Física, Valdenor multiplica todo o seu conhecimento em provas de longa distância, dando treinamento para alunos e atletas em sua Assessoria Esportiva que leva o seu nome. Pela carreira que construiu ele é uma das referências nacionais no atletismo e, em especial, em Brasília.


Texto: Professor Francisco Xavier de Oliveira.




CURRICULUM ESPORTIVO ( Fonte CBAt)






2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo