• df2258

Ricardo Vidal de Oliveira


Ricardo Vidal de Oliveira, nasceu em abril de 1962, no Rio de Janeiro, veio para Brasília com 3 anos de idade. Numa família de esportistas e seguindo os passos do pai João de Oliveira, ele iniciou no atletismo, com 13 anos, num evento chamado “Operação Juventude-DF”, e participou da final nacional do mesmo evento em SP.

Na categoria de menores, em 1978, Ricardo, já mostrava seu potencial, quebrou vários recordes e estabeleceu dois novos na categoria: o recorde Brasileiro e Sul Americano dos 300 metros com barreiras.

Em 1978: Ele sagrou-se vice-campeão brasileiro e participou do Campeonato Sul-Americano no Uruguai e conquistou 04 medalhas: Ouro nos 300 metros sobre Barreiras, e no revezamento 4X400, prata nos 110 metros sobre barreiras e bronze no revezamento 4X100 metros. No Campeonato Sul Americano Juvenil em São Paulo ele conquistou a medalha de bronze no revezamento 4X400 metros rasos.

Em 1979: Ricardo, participou do Campeonato Mundial Estudantil no revezamento 4X100 metros, ele fez parte da equipe do Brasil que conquistou a medalha de bronze nesta prova. Nos Jogos Estudantis Brasileiros - JEB´s em Brasília, ele conquistou o 3º lugar nos 100 metros rasos e medalha de prata no revezamento 4X400.

Em 1980: Nos Jogos Universitários do DF ele estabeleceu novo recorde nas provas de 100 metros e salto em distância. No Campeonato Brasileiro Juvenil de Atletismo ele foi vice-campeão no salto em distância, e foi finalista nos Jogos Sul Americanos no Chile, na mesma prova.

Em 1981: Nos Jogos Universitários Brasileiros -JUBs em São Luís MA, ele conquistou a medalha de bronze, na prova do salto em altura.

Ricardo, passou 04 anos jogando voleibol e voltou ao atletismo em 1985, competindo do Troféu Brasil, tendo participação destacada em eventos nacionais até 1992.

Ricardo Vidal de Oliveira. Um atleta vitorioso e portador de uma técnica refinada; um gestor esportivo diferenciado, e um ser humano estimado por todas as pessoas que o cercam. Um orgulho para Brasília!


Texto prof. Francisco Xavier





CURRICULUM ESPORTIVO ( Fonte CBAt)









Depoimentos sobre Ricardo Vidal:

Prof. Luís Antônio Vitelli: “Se alguém tiver dúvida sobre o conceito de talento, está aí um exemplo. Faltaram poucas provas para ser um grande decatleta. Porém, as mais importantes provas para um grande ser humano, ele tem. Amigo, muita empatia, grande gestor acompanhado de um belo trabalho social a frente do IJC. A bondade, competência e simpatia parece que está no DNA dessa família. Parabéns, Ricardo. Grande orgulho de Brasília.”


Atleta Joilto Bomfim “Talentosíssimo! Dominava todas as provas de velocidade e saltos no atletismo, jogador de voleibol, jogador de futevôlei. Como gestor: 10. Como amigo: 1000 Sou fã!”


Prof. Luciano Gomes “Filho de peixe Ricardo teve uma herança do saudoso professor João e além de ser um atleta de altíssimo nível é uma pessoa maravilhosa que conquista a todos com a sia simpatia.”


4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo