top of page
  • df2258

Maria Terezinha Tofoli


Maria Terezinha Tofoli, nasceu na cidade do Espirito Santos do Pinhal – SP, 28 de setembro de 1947, em uma família de 8 irmãos e mais uma irmã de adoção. Veio para Brasília em março de 1972. Teia, como é carinhosamente chamada por todos, é graduada em Educação Física pela PUC – Campinas, com especialização em atletismo pela (Escola Superior de Desporto de Colônia Alemanha) no período de 1974 a 1976. Ela foi professora na Faculdade Dom Bosco de Educação Física.

Começou a atuar no atletismo em Brasília em 1972 nos colégios Pré-universitário e Marista de Brasília. Com sua sensibilidade e competência de treinadora começou sua carreira já obtendo excelentes resultados com o atleta Edmar Silva Simões, que se sagrou campeão na prova dos 800 metros dos Jogos Estudantis Brasileiros – JEBs, em 1973. Pelos resultados, Téia e Edmar, conquistaram o direito de participar do 1º Estágio Internacional de Atletismo, em Mainz – Alemanha, em 1974.

Téia foi atuar como técnica de atletismo no Centro Interescolar de Educação Física- CIEF. Treinou uma geração de atletas em Brasília com destaque para os irmãos, atletas olímpicos Jailto e Joilto Bomfim. Os também Irmãos Jucilene e Jamir Garcez, estes com destaques em competições intercontinentais. Com mais um “J”, podemos citar o corredor fundista João Ferreira Lima, campeão brasileiro e sul-americano. Téia também atuou como técnica de atletismo da equipe do Pão de Açúcar - SP. Além das inúmeras vitórias nacionais e internacionais, Téia foi responsável pela condução dos seguintes recordes alcançados nas carreiras de seus atletas: Recorde Sul Americano Juvenil do salto triplo (Jailto Bomfim), Recorde Sul Americano Juvenil dos 200 metros e 400 metros rasos feminino (Jucilene Garcez), Recorde Sul Americano Adulto dos 110 metros sobre barreiras (Joilto Bomfim).

A partir do ano de 1995 atuou na Secretaria de Desporto da Presidência da República, até sua aposentadoria em 2002. Atualmente mora em Mogi Mirim - SP. Como ela mesmo diz: “Profissionalmente totalmente realizada como professora, técnica, amiga e, muita das vezes, mãe de cada filho que tive o prazer de ajudar em suas formações”.

Quem teve a felicidade de ser treinado pela professora Teia, pôde viver uma experiência impar com os seus ensinamentos técnicos e os conselhos que se levam para uma vida toda. Obrigado professora Teia!


Texto Prof Francisco Xavier e Joilto Bomfim



Teia com Profs e técnicos amigos





23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page