• df2258

Márcio Wandré Morais de Oliveira


Marcio Wandré Morais de Oliveira, nasceu em Teresina-PI, em fevereiro de 1973, veio para Brasília com dois anos de idade em 1975, ele faz parte de uma saga de excelentes corredores de meio fundo em nossa capital.

Iniciou no atletismo participando dos Jogos Internos da UNB - JIUNBs em 1994, no salto em distância, batendo o recorde da competição com 6,69m. Florenilsom, (árbitro internacional da Confederação Brasileira de Atletismo-CBAt), o descobriu e o apresentou ao prof. Cantarino (foto acima), que foi seu treinador, durante toda sua carreira de atleta.

Com o prof. Cantarino ele começou a treinar para o salto em distância e para os 100m e 200m, com seu feeling de experiente treinador, disse ao Marcio: “vamos fazer um teste nos 400m”. Fez o teste e ganhou a prova com 50 seg. Ele foi melhorando a cada prova nos 400m até chegar à marca de 47,23 na distância no troféu Brasil de atletismo em 1998.

Em 1998, novamente, Prof. Cantarino: “Vamos testar correr os 800m” Marcio, fez a marca de 1m50s5c, para os 800m, conseguindo o índice para o Troféu Brasil do mesmo ano. Na competição nacional, ele chegou em 4º lugar, batendo o recorde brasiliense na época, com 1m46s87c.

Marcio foi medalhista do Troféu Brasil em 2003 (3º lugar), participou de Grand Prix de atletismo aqui no Brasil. Internacionalmente, representou o Brasil na World University Games em Palma de Mallorca - ESP em 1.999. Ele foi vice-campeão, ibero-americano nos 800 metros, no Rio de Janeiro em 2000. Competiu até 2007 quando teve um rompimento de tendões e ligamentos do tornozelo jogando vôlei e encerrou sua carreira como atleta adulto.

Retornou às pistas em 2012, logo após a morte do prof. Cantarino. Marcio quando foi visitar o prof Cantarino: “ Falei para ele, já no hospital em seus últimos dias de vida, que eu iria voltar a correr, só que agora na categoria máster, e foi a última vez que vi seu sorriso. Hoje cada dia que treino, é como se eu pudesse ver seu último sorriso, sabendo que estou cumprindo aquilo que lhe falei”.

Marcio compete no atletismo máster, tendo resultados expressivos em nível mundial na categoria. Atualmente, Marcio é Analista químico da Embrapa e supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios.

Parabéns pela sua brilhante carreira. Marcio Wandré, é um orgulho para Brasília.


Texto Prof. Francisco Xavier




CURRICULUM ESPORTIVO ( Fonte CBAt)







1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo