• df2258

Lucélia de Oliveira Peres


Lucélia de Oliveira Peres, nasceu em Paracatu (MG) em 26 de agosto de 1981 e veio para Brasília ainda criança, acompanhando a família. A exemplo de outras competidoras, foi descoberta num projeto social no Paranoá (DF), quando tinha 12 anos. E não há dúvidas em afirmar que, no fundo, Lucélia fiel seguidora de Carmem de Oliveira.

Orientada pelo técnico Edilberto dos Santos Barros, o seu treinador durante toda a carreira, Lucélia demonstrou desde cedo que tinha potencial para as provas longas. A exemplo de outros pais, os de Lucélia também não conheciam os bastidores do esporte e não sabiam o que significa “tornar-se atleta”.

Num depoimento à TV Globo, em 2006, sua mãe, Aparecida, declarou: “Eu não sabia nada sobre corridas, mas o técnico me disse que era uma atividade que ajudaria na formação dela e eu concordei”.

O caminho estava traçado. Lucélia começou a colecionar vitórias e recordes. Seu grande resultado veio em 2006, quando ela venceu a Corrida Internacional de São Silvestre, na capital Paulista. Na mesma corrida do ano anterior, chegou na quarta colocação, ela foi a melhor brasileira, mostrando que se preparava para chegar ao lugar mais alto do pódio.

Lucélia já havia demonstrado o seu potencial em provas de rua ao se tornar tricampeã da tradicional corrida “Volta da Pampulha”, realizada anualmente em Belo Horizonte.

Já nas provas de pista, em 2006, Lucélia fez a melhor marca sul-americana da década nos 5.000m, com 15min47.08. No mesmo ano, repetiu o desempenho nos 10.000m (33min04s72), como melhor tempo continental na distância.

Ela foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, nos 10.000m.. O seu currículo registra, ainda, o título em vários campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos, o que coloca Lucélia Peres entre as mais importantes corredoras na história do atletismo feminino do continente sul-americano.

Atualmente Lucélia é professora de educação física e multiplica sua experiência com seus alunos em sua assessoria esportiva que leva o seu nome.

Lucélia uma atleta excepcional e uma profissional de referência em nossa capital.


Texto: José Cruz e Prof Francisco Xavier de Oliveira



CURRICULUM ESPORTIVO (Fonte CBAt)







1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo