• df2258

José Mesquita dos Santos


José Mesquita dos Santos, nasceu em Adamantina SP em agosto de 1961. Filho do Sr. Hermenegildo e dona Odete, nascidos na Bahia, vieram para Brasília na sua construção, já com três filhos, passando grávida na cidade de Adamantina SP, nasceu, José Mesquita, eles registraram a criança no município e seguiram a viagem para Brasília. Aqui nasceram mais 4 irmãos.

Ele iniciou no atletismo em 1976 na cidade de Brazlândia, nos Jogos escolares do DF, ele ganhou os 75m rasos e foi convidado a treinar no CIEF. As condições financeiras não o favoreciam, para seu deslocamento para o CIEF, a professora Teia era quem pagava as suas passagens, depois de algum tempo, ele ficava alojado durante a semana no CIEF, e nos fins de semana ia para casa. No inicio de sua carreira, Mesquita correu os 100m rasos, em 11seg00, e os 200m com o tempo de 22seg5. Profa. Teia o iniciou nos 400m rasos fazendo o tempo de 50seg00. Com 18 anos, ele participou do Troféu Brasil em São Paulo, nos 4x400m na equipe adulta.

No Troféu Brasil, em 1979, incluíram uma prova de 400m para selecionar atletas juvenis para o torneio Santiago Nakazawa Ida no México, e ele ganhou a prova com 50’00. Participou da competição no México, na equipe Brasileira do revezamento 4x400 metros e foi medalha de Bronze. 1° USA; 2° México; 3° Brasil.

Já adulto, ele foi contratado pela equipe de Presidente Prudente e levou com ele vários outros atletas de Brasília.

Mesquita foi 8 vezes Campeão em Jogos Regionais de SP, e 5 vezes como técnico da equipe feminina. Suas melhores marcas são: 100m rasos:10’5, 200m rasos 21’3 e nos 400m rasos 47’16. Nos Jogos Regionais de SP, na cidade de Salto, em 1981, foi eleito o melhor atleta da competição com 6 medalhas de ouro. Mesquita parou de competir em 1996, e atualmente participa no atletismo máster em diversas provas.

Palavras do Mesquita: “Sou muito grato por tudo, aos professores Teia, Mingo e Feijão meus parceiros de ouro, pessoas maravilhosas que naturalmente tive a inspiração para tratar meus atletas de atletismo da mesma maneira. ”

Mesquita, atualmente mora em Tatuí-SP, é professor de educação física, casado com a também professora Mina e tem duas filhas Mayara e Nayra. Parabéns pela bela carreira atlética e sucesso em sua vida profissional.

Palavras do Mesquita: “Atletismo na minha vida é como uma parte do meu ser, amo o atletismo, assisto todas as competições mundiais e nacionais, nas provas que ainda participo no máster, chego a ficar nervoso como seu eu estivesse competindo também. Os seis anos ministrando atletismo na faculdade foi uma maravilha ter que pesquisar as matérias sobre atletismo, me motivava a cada semana. ”

Depoimento de Ricardo Vidal: “Grande Mesquita. Guerreiro desde o nascimento. Aplicado e referência de uma equipe campeã, que o CIEF produziu. Parabéns atleta e Professor Mesquita. ”


Texto: Prof. Francisco Xavier




Mesquita e Ricardo Vidal, sendo recebidos pela então secretária de Educação Eurides Brito.



Prof. Mesquita, ministrando aula em Tatuí-SP.

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo