• df2258

José Carlos Dias de Oliveira


José Carlos Dias de Oliveira, nasceu em Caracol-PI, em março de 1968, ele veio para Brasília com 5 anos de idade. José nasceu numa família de 9 irmãos. Ele começou sua carreira no esporte com 19 anos, seu primeiro treinador foi o prof. Leomar Vieira (Bigode) em Planaltina-DF. Logo se destacou em Brasília, vencendo o Campeonato Centro Oeste de Atletismo e várias corridas de rua.

As conquistas nas competições locais e nacionais renderam um convite para treinar em São Caetano do Sul-SP. Depois de três anos foi para o São Paulo Esporte Clube, onde ficou mais dois anos, ele representou vários outros clubes de atletismo em São Paulo.

No ano de 1994, ele participou de diversas competições internacionais. Foi medalha de ouro no campeonato Ibero-americano, em Mar del Plata, na Argentina. Campeão do Meeting Internacional, em Genebra, na Suíça. Vice-campeão do Torneio de Atletismo Internacional Orlando Guaita, em Santiago de Chile. Vice-campeão Sul-americano dos 1500 metros. No ano seguinte foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro nos 800 metros rasos e medalha de bronze no Torneio Mobil de Atletismo.

José Carlos integrou a seleção brasileira no mundial de Cross Country em Belfast, Irlanda em 1999. Ele tem como suas melhores marcas: 1.500 metros, 3m38s98c. (está com a 9ª marca brasileira de todos os tempos) – 5.000 metros, 13m50s. – 10.000 metros, 29m50s.

José Carlos, encerrou sua carreira atlética em 2003 e começou o projeto “Correndo para um Futuro Melhor” um trabalho voluntário nas escolas pública em Planaltina-DF. Muitas crianças se interessaram pelo projeto e começaram a praticar o atletismo.

Parabéns José Carlos, pela sua brilhante carreira atlética e seu projeto social em Planaltina-DF. Muito sucesso!


Texto: Prof. Francisco Xavier





CURRICULUM ESPORTIVO ( Fonte CBAt)





José Carlos com seus amigos e atletas Hudson de Souza, Valdenor dos Santos e Marilson dos Santos.



Entrevista sobre seu projeto social em Planaltina-DF

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo