• df2258

João de Oliveira


João de Oliveira, nascido em Siriri, Sergipe em 1º de maio de 1928, filho único, foi criado no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1965. Começou no atletismo, como atleta do Botafogo Futebol e Regadas-RJ na década de 40.

“Conta a lenda que o menino João de Oliveira estava entretido, na noite Carioca, assistindo um carteado em algum lugar perto do cais do Porto, quando ouviu o barulho de cascos ao lado. Era a polícia montada. Feito fumaça ao vento forte e o menino João tomou seu rumo nas carreiras sem olhar para trás. Desceu escadas, virou esquinas, esticou passadas e estressou os pulmões ao máximo. Após alguns quilômetros de distância encostou a consciência, que também tinha ficado para trás, tamanha a velocidade de reação. Junto com ela veio a constatação que cavalo não desce escada. Assim nasceu para o atletismo o Campeão mundial, João de Oliveira."

João foi contemporâneo do Adhemar Ferreira da Silva e juntos participaram do campeonato Sul Americano em Lima-Peru, em 1948 (Foto abaixo). Formou-se em educação física e seguiu carreira paralela de militar, professor e treinador. Em Brasília iniciou os treinamentos das equipes de atletismo no Ginásio do Cruzeiro, inclusive com construção de caixa de saltos e blocos de partidas. Depois foi lecionar e treinar no Colégio Setor Leste na Asa Sul.

Foi o treinador do primeiro campeão Brasileiro de atletismo saído de Brasília, Edmar Simões e do primeiro campeão internacional de atletismo saído de Brasília Leonardo Vidal de Oliveira, ambos na prova dos 800 metros. Posteriormente foi trabalhar no Ministério da Educação na Secretaria de Esporte. Participou dos estágios na Alemanha e foi um dos 05 treinadores Brasileiros convidados pela Associação Internacional de Federações de Atletismo-IAAF para participar de um curso internacional, promovido pela entidade em 1984. Foi professor universitário da Faculdade Bom Bosco de Educação Física encerrando sua carreira.

Prof. João faleceu em 2010, o atletismo deve a ele, que foi o precursor da modalidade em nossa capital e é referência para uma geração de professores de educação física no Distrito Federal. Grato por tudo prof. João de Oliveira.


Depoimentos de alunos do prof. João de Oliveira:

“Quanta honra ter convivido com professor João de Oliveira. Prof João respirava atletismo. Era de uma simplicidade cativante. Além do grande conhecimento que tinha na área, era um grande incentivador de todos que pretendiam militar no atletismo, fosse com o atleta, fosse como técnico. Pessoas assim são sempre marcantes. Deixou muita saudade para todos que conviveram com ele. Foi um dos responsáveis pelo legado de competência deixado pela Faculdade Dom Bosco a todos que passaram por lá. Gratidão prof João.” Prof. Luiz Antônio Vitelli.


“Tive a felicidade de ter sido aluno do Prof. João Oliveira. Contagiava todos com sua paixão pelo atletismo, fazendo com que aumentasse nosso interesse pela modalidade. Era paciente e atencioso com todos, ajudando a formar uma geração de excelentes professor no DF.” Prof. Ronaldo Pacheco.


Texto: Prof. Francisco Xavier




João de Oliveira e Adhemar Ferreira da Silva juntos no campeonato Sul Americano em Lima-Peru, em 1948.



Prof. João de Oliveira, sendo homenageado pela Federação de Atletismo do DF. (ao lado Profs. Xavier e João Sena) em 1.993.



0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo