top of page
  • df2258

Jamir Carlos Garcez


Jamir Carlos Garcez, nasceu no dia 4 de dezembro de 1961, no povoado de Mesquita, comunidade remanescente de quilombo, município da Cidade Ocidental-GO, este território tem quase 300 anos de história. Filho de Dona Ana Magalhães e o Sr. Diogo Garcez, em uma família de 5 irmãos ele é o mais velho, Gislene, Jucilene Gení e Marcos Afrânio. Ele recebeu, junto com os irmãos, incentivo dos pais para estudar e buscar uma vida melhor.

Ele veio para Brasília em 1973 para morar no Gama para estudar, Sr. Diogo, o pai, estudou até a quarta série primária, ele adorava estudar mais seu pai e irmãos diziam que naquela época fazer o primário estava bom, e ele jurou que os filhos iriam estudar, hoje todos os 5 filhos são formados e pós-graduados.

Sua carreira esportiva começou no futebol na cidade do Gama na categoria infanto juvenil, depois foi para a equipe Grêmio Esportivo Brasiliense e para o Brasília Esporte Clube onde foi tri campeão juvenil.

Jamir, começou no atletismo em 1981 quando entrou na Faculdade Dom Bosco de Educação Física, o professor João de Oliveira, viu seu teste para ingressar na faculdade, principalmente o de Cooper (12 minutos de corrida) 3.280 metros. O prof. João, o convidou para fazer parte da equipe de atletismo. Jamir trabalhava o dia todo no Ponto Frio e não teria tempo para treinar. O prof. João lhe ofereceu uma bolsa de estudos que poderia chegar até 100% e diante desta oferta entrou para equipe de atletismo da faculdade começando nas corridas de rua.

Jamir integrou o PROLIMP (Projeto Olimpíada). E teve como técnica a profa. Maria Terezinha Tofoli, a Téia. Relato de Jamir: “sem ela (Teia) eu não teria conseguido bons resultados e consequentemente ir para o Clube de Atletismo do Pão de Açúcar, e os meus agradecimentos aos professores Ary Façanha, Antônio Carlos Feijão e Domingos Guimarães (Mingo) ”.

Seus principais resultados são:

• Tri campeão Brasiliense nos 800m e campeão no revezamento 4X400, duas vezes vicecampeão nos 400m.

• Como universitário, foi campeão paulista pela Universidade Santana, e campeão brasileiro universitário nos 800m e no revezamento 4X400m, terceiro lugar no revezamento 4X100m e campeão no revezamento 4X400m.

• Ele se transferiu para a equipe do Pão de Açúcar - SP, onde foi campeão paulista nos 800m, e no revezamento 4X400m, duas vezes terceiro colocado no Troféu Brasil de Atletismo, vice- campeão do troféu João Carlos de Oliveira em Curitiba, terceiro lugar no torneio Orlando Guaíta no Chile e no Campeonato Sul Americano de atletismo, em São Paulo.

Jamir participou de 3 meetings internacionais de atletismo em São Paulo, evento com a participação de grandes atletas e ele foi pré-convocado para a Olimpíadas de Seul.

Ele parou de competir em 1989 devido às inúmeras contusões. A partir de então, Jamir construiu uma carreira de destaque como árbitro de futebol durante 14 anos. Como árbitro da CBF foram 14 campeonatos brasileiros, nas séries A, B, C, Copa do Brasil, finais estaduais no Pará, Piauí, e Brasília, arbitrando um total de 302 jogos, sendo 71 jogos na série A do Campeonato Brasileiro. Ele é analista de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

Jamir é casado com Edna Araújo de Lima Garcez, tem 3 filhos Jamir Carlos, Jamyle e Bruno. Ele é professor na Secretaria de Educação, e gerente de esportes da Associação dos Empregados da Ceb – Asceb.

Parabéns Jamir pela sua brilhante carreira como atleta e árbitro e sucesso em sua missão profissional.


Texto: Prof. Francisco Xavier e atleta olímpico Joilto Bomfim





Depoimentos sobre Jamir Garcez:

Professor e jogador Ricardo Freitas: “Jamir é meu contemporâneo de Faculdade e foi um grande atleta, grande Professor e deixou sua marca na Arbitragem Brasileira. ”

Professor Noriberto Barbosa: “Era muito bonito ver o Jamir correndo. Tinha um estilo sensacional. Também mandou bem como árbitro. ”

Ricardo Vidal de Oliveira: “Grande Jamir. Passadas amplas no atletismo. Personalidade forte no futebol. Contribuiu com o esporte nas pistas e nos campos. Dois esportes. Uma entrega. Referência local e nacional. Atletismo e futebol. Parabéns Jamir por tudo que fez pelo esporte. ”



CURRICULUM ESPORTIVO ( Fonte CBAt)










5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page