• df2258

Edilberto dos Santos Barros


Edilberto dos Santos Barros, nasceu em maio de 1961 na cidade de Grajaú – MA, veio para Brasília em junho de 1979, vindo de uma família de dezesseis irmãos.

Licenciado e bacharel em educação física pela Faculdade Dom Bosco, pós-graduado (especialização) em fisiologia do exercício e treinamento desportivo, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor e mestre em educação física, ambos pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Treinador nível cinco da Academia da International Association of Athletics Federations (IAAF). Professor para formação de treinadores pelo Centro de Desenvolvimento da Área Sul-Americana, CRD Santa Fé, Argentina-IAAF. Professor universitário.

Treinador da Seleção Brasileira de atletismo com convocações para campeonatos mundiais, Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Sul-americanos. Treinador pessoal de vários atletas de alto rendimento, com destaque para Lucélia Peres, campeã da Corrida Internacional de São Silvestre e medalhista nos Jogos Pan-Americanos do Brasil, Rio 2007, Diego Chargal Martins Gomes e Matheus Américo Pessoa, ambos campeões brasileiros dos 800m, João Eufrázio Neto, campeão brasileiro (4x400m e 400m com barreiras), Bruno Góes, Jorge Eufrázio dos Santos e Leonardo Gama Cordeiro, campeões brasileiros 100m rasos. Treinador de vários triatletas, com destaque para Mariana Ohata, triatleta olímpica.

Trabalha como Professor Responsável pelo Setor de Preparação Física da Presidência da República desde 1990. Aplica treinamento voltado para o alto rendimento nos esportes: Atletismo e Triatlon e atua como treinador do atleta Matheus Américo (bicampeão brasileiro dos 800 metros) e ministrando cursos de treinamento, presencial e online.

Edilberto é casado com Rosaura Haddad e tem 2 filhos, a nutricionista Sumara e o professor de educação física Daniel Barros. Ele mora em Aguas Claras.

Parabéns Dr. Edilberto Barros, sempre muito simpático e atencioso com todos que o procuram e uma referência em nosso continente em treinamento esportivo. Muito sucesso.


Texto Prof. Francisco Xavier e o atleta olímpico Joilto Bomfim.





Depoimentos sobre Edilberto Barros:

Jamir Carlos Garcez: “Mestre Edilberto Grande contribuição ao atletismo de Brasília e do Brasil, Grande estudioso e dedicado. ”

Wlamir Motta Campos (Vice-presidente da CBAt): “Edilberto Barros é uma referência! Além do seu conhecimento fantástico é um ser humano extremamente generoso, sempre disposto a compartilhar seus ricos ensinamentos. Tenho profundo respeito e admiração, forjou o seu nome na história dos grandes Treinadores do Atletismo nacional! ”

Prof. Luciano Gomes: “Um profissional excelente e uma pessoa de fino trato, merece todas as homenagens. ”




0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo